O Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil – FNPETI, reunido em plenária, no dia 14 de fevereiro, deliberou por unanimidade, por manifestar ao Governo e à sociedade sua indignação pela morte do adolescente Wendel, 14 anos, no Centro de Treinamento do Vasco da Gama em Itaguaí - RJ, no último dia 09 de fevereiro.
É inaceitável que, os clubes formadores não assegurem aos adolescentes que se candidatam a uma vaga nas suas equipes de base, tratamento humano e digno como determinam a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente.
As circunstâncias em que ocorreu a morte, revelam uma vez mais a negligência, o descaso e o desrespeito com que a maioria dos clubes formadores tratam os adolescentes que participam das suas peneiras.
Exigimos que, as autoridades responsáveis por disciplinar as práticas esportivas no Brasil apurem os fatos e tomem todas as providências para responsabilizar os culpados pela morte prematura de Wendel que sonhou, como centenas de outros ainda sonham em se tornarem craques do futebol.
É urgente que, novas práticas orientadas pelo princípio da Proteção Integral e pela garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes à vida e ao desenvolvimento pleno sejam adotadas pelos clubes formadores e garantidas pelo Estado, pela sociedade e pelas famílias.
Brasília, 16 de fevereiro de 2012
Secretária Executiva do Fórum Nacional – FNPETI
Nenhum comentário:
Postar um comentário