segunda-feira, 7 de maio de 2012

Programação da Caravana do Nordeste vai até junho

A mobilização tem como referência a Caravana Nacional pela Erradicação do Trabalho Infantil realizada em 2004, no marco dos 10 anos do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI).

A Caravana do Nordeste contra o Trabalho Infantil acontece até junho, mês em que ocorrem as manifestações do Dia Nacional e Mundial de Combate ao Trabalho Infantil (12 de junho). Essa mobilização tem como referência a Caravana Nacional pela Erradicação do Trabalho Infantil realizada em 2004, no marco dos 10 anos do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), reconhecida como uma boa prática na luta contra o trabalho infantil.

Esse movimento, que percorreu todas as unidades da Federação e terminou em Brasília, foi protagonizado por crianças e adolescentes, que apresentaram aos governadores e ao presidente da República suas propostas e obtiveram a assinatura de um Termo de Compromisso pelas autoridades.
 
O Catavento, símbolo nacional e mundial da luta contra o trabalho infantil, é também o ícone da Caravana do Nordeste e deverá ser levado pelas crianças e adolescentes nas audiências públicas com autoridades e em outras manifestações.

Confira as próximas atividades da Caravana:

Alagoas
  • 21/05
15h - Audiência com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas.

Local: Gabinete da Corte
  • 25/05
Horário a definir - Sessão Pública
Horário a definir - Audiência com o governador Teotônio Vilela Filho

Local: Assembleia Legislativa


Bahia
  • 26 e 27/04
9h às 20h - Ação de mobilização no Shopping Piedade, promovida pela Secretaria do Trabalho, sobre os direitos do (a) trabalhador (a) doméstico (a), enfatizando a proibição do trabalho doméstico para pessoas com menos de 18 (dezoito) anos.
  • 17/05
10h - Audiência com a Presidente do Tribunal de Justiça para reforçar a importância do papel dos Juízes no combate ao trabalho infantil.
  • 21/05
9h às 12h - Audiência na Câmara dos Vereadores de Salvador acerca dos malefícios do trabalho infantil e das medidas necessárias para a sua erradicação.
  • 22/05
10h - Audiência na Assembléia Legislativa do Estado acerca dos malefícios do trabalho infantil e das medidas necessárias para a sua erradicação.
  • 21 a 25/5 (a confirmar)
Participação em reunião da COEGEMAS, promovida pela União dos Prefeitos da Bahia, com inserção do tema trabalho infantil, seu malefícios e medidas necessárias ao seu combate.
  • 25/05
8h às 12h - Realização de palestra na Escola Municipal Senhor do Bonfim (localizada na região do subúrbio de Salvador – área foco de trabalho infantil) sobre os malefícios do trabalho infantil, a aprendizagem e os serviços municipais disponíveis à população na área de assistência social, educação e saúde.
  • 28 a 31/5
Realização de Exposição sobre o trabalho Infantil em Shopping de Salvador.
  • 28 a 31/5 (a confirmar)
Realização de palestra na Escola Rotary Itapoan sobre os malefícios do trabalho infantil.
  • 31/05
14h30 às 16h30 - Caminhada de Combate ao Trabalho Infantil – do Porto da Barra até o monumento do Cristo - com a participação de alunos da rede pública de ensino, fanfarras e de representantes dos órgãos da rede de proteção à criança e ao adolescente.
  • 04/06 (horário a confirmar)
Audiência com o Governador do Estado para tratar das medidas a serem fomentadas visando à erradicação do trabalho infantil, bem como para entrega de Termo de Pedido de Providências elencando as medidas sugeridas pelo FETIPA.
  • Data a Definir
- Audiência com representante do Ministério Público do Estado para discutir sobre o importante papel do Promotor de Justiça no combate ao trabalho infantil.

- Audiência com Presidente do Tribunal Regional do Trabalho para reforçar a importância do papel dos Juízes do Trabalho no combate ao trabalho infantil.

Paraíba
  • 07/05
8h às 17h - Oficina de Construção Coletiva: Carta da Paraíba contra o Trabalho Infantil.

Objetivo: Realizar oficina sobre a temática “trabalho infantil” e “participação política”, culminando com a elaboração de uma carta contendo as propostas a serem apresentadas a autoridades públicas nas diversas atividades da Caravana.

Local: Clube Cabo Branco - João Pessoa
  • 9/05
14h - Audiência Pública

Objetivo: Sensibilizar os atores do SGD para promoverem e/ou apoiarem ações de enfrentamento ao trabalho infantil e debater propostas que subsidiem e demandem a implementação de políticas públicas de enfrentamento ao trabalho infantil.

Local: Auditório Des. Francisco Floriano da Nóbrega Espínola - Fórum Cível da Capital.
  • 10/05
16h - Audiência com o Governador Ricardo Vieira Coutinho

Local: Salão Rosa do Palácio da Redenção
  • 11/05
8h às 11h - Caravana de Erradicação do Trabalho Infantil

Objetivo: Mobilizar estudantes das escolas públicas e privadas de João Pessoa e de grupos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e ProJovem de diversos municípios da Paraíba, para promover ações visando sensibilizar a sociedade sobre os malefícios do trabalho realizado precocemente e fora dos parâmetros legais possibilitando o despertar de agentes multiplicadores da ideia.

Local: Ginásio Poliesportivo do Colégio Marista Pio X - Praça da Independência, 150, Centro - João Pessoa/PB

Pernambuco
  • 24/05
9h - Audiência Pública

Local: Assembleia Legislativa de Pernambuco
  • 28/05
Seminário Regional (Paralelamente aos seminários serão realizadas atividades educativas com crianças e adolescentes de programas sociais)

Local: município de Salgueiro
  • 29/05
Seminário Regional (Paralelamente aos seminários serão realizadas atividades educativas com crianças e adolescentes de programas sociais)

Local: município de Garanhuns (Agreste)
  • 30/05
Seminário Regional (Paralelamente aos seminários serão realizadas atividades educativas com crianças e adolescentes de programas sociais)

Local: município de Goiana (Mata/Litoral)
  • 31/05
Horário a definir - Audiência com o governador do Estado Eduardo Campos

Sergipe
  • 22/05
8h30 - Assembleia da Caravana do Nordeste contra o Trabalho Infantil na CAA/SE com a participação de crianças, adolescentes, órgãos e entidades do Fórum Estadual e do Fórum Nacional.

- Audiência com o Governador do Estado para entrega do Catavento e Carta Compromisso de Elaboração do Plano Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em Sergipe.

Local: CAA/SE - Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe

14h30 - Audiência Pública da Caravana do Nordeste contra o Trabalho Infantil na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário