O Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil do Maranhão confirmou a realização de duas importantes atividades para a Caravana do Nordeste contra o Trabalho Infantil. Na próxima segunda-feira (16), será realizada uma audiência pública na Assembleia Legislativa, a partir das 15h. Também está confirmada uma audiência com o vice-governador do Maranhão, Washington Luís Oliveira, no dia 17 de abril, às 10h, aguardando somente confirmação do local.
Na Assembleia Legislativa, a Caravana será recepcionada pela Comissão de Direitos Humanos, Crianças, Adolescentes e Minorias.
Nas duas atividades, o Fórum Estadual apresentará a realidade do trabalho infantil no Brasil, Nordeste e Maranhão, bem como uma Carta de Compromissos, a ser assinada pela governadora e deputados estaduais, solicitando o empenho na prevenção e erradicação do trabalho infantil no Estado. O documento reforça que o Brasil se comprometeu perante a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e demais nações signatárias das Convenções 138 e 182 de eliminar as cinco piores formas de trabalho infantil até 2015 e todas as demais até 2020.
Estratégia - Essa estratégia de mobilização tem como referência a Caravana Nacional pela Erradicação do Trabalho Infantil realizada em 2004, no marco dos 10 anos do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), reconhecida como uma boa prática na luta contra o trabalho infantil.
Esse movimento, que percorreu todas as unidades da Federação e que terminou em Brasília, foi protagonizado por crianças e adolescentes, que apresentaram aos governadores e ao presidente da República suas propostas e a assinatura de compromisso pelas autoridades.
A Caravana do Nordeste contra o Trabalho Infantil é uma das atividades prevista no projeto “Contribuindo para o Fortalecimento dos Fóruns Estaduais das regiões Nordeste e Norte e das redes locais para o enfrentamento ao trabalho infantil”, que tem o apoio técnico e financeiro da Fundação Telefônica, no âmbito do contrato celebrado entre o Instituto Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e a referida Fundação.
O Catavento, símbolo nacional e mundial da luta contra o trabalho infantil, é também o ícone da Caravana do Nordeste e deverá ser levado pelas crianças e adolescentes nas audiências públicas com autoridades e em outras manifestações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário