quarta-feira, 25 de abril de 2012

FNPETI e outras redes nacionais se articulam em defesa de direitos

O Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI) e outras importantes redes nacionais que atuam com a promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente estão se articulando para construir agendas conjuntas de atuação no cenário de grandes obras e mega eventos, que sinaliza a violação de direitos infanto-juvenis.

Participam da articulação a Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente (ANCED), Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, ECPAT Brasil e Fórum Nacional DCA. O grupo de redes nacionais já se reuniu com representantes do UNICEF, OIT e Childhood, discutindo estratégias para fortalecer o sistema de garantida dos direitos da criança e do adolescente.

Nos encontros já realizados, as redes começaram a pactuar agendas mínimas conjuntas com o objetivo de fortalecer o Sistema de Garantia de Direitos, tendo como foco os impactos dos mega eventos e das grandes obras. A intenção é já mapear esses impactos nas áreas onde acontecem obras da Copa do Mundo, PAC e Olimpíadas e atuar para fortalecer conselhos tutelares, conselhos de direitos e comunidades em ações conjuntas da sociedade civil e governo.

As redes querem criar uma campanha e ações nos estados, intensificando contatos com os diversos segmentos sociais, sobretudo com governos para implementar políticas públicas e capacitar os conselhos tutelares e a comunidade em geral, a fim de evitar a violação de direitos humanos de crianças e adolescentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário